segunda-feira, 19 de julho de 2010

Música na Liturgia - parte III - Ritos Iniciais I

Este artigo será publicado em agosto, saindo do forno quentinho!!!!!

"A paz de Jesus, queridos irmãos!

Neste mês começaremos a falar um pouco sobre os Ritos Iniciais da Missa. Desses ritos fazem parte os cânticos de entrada, acolhida, ato penitencial e o Glória. Comecemos por entender melhor a função do Canto de Entrada:
Este Canto deve ser alegre, convidando a assembléia a louvar a Deus. Dependendo da ocasião, pode-se usar expressões corporais (gestos, palmas etc.). – Documento 43 da CNBB.
Os músicos precisam conhecer bem o tempo litúrgico que está sendo vivido pela Igreja para ajudar o povo a rezar e entender melhor este momento.
Se a época é de páscoa, por exemplo, preciso cantar algo que lembre que Jesus está vivo, que Ressuscitou, que leve a assembléia a louvar ao Senhor por isso. Já na entrada da missa as pessoas precisam começar a viver a liturgia, saber o que estão celebrando.
Já na quaresma, o canto, geralmente o da Campanha da Fraternidade do ano em curso, sempre fala de conversão, de mudança de vida, e discorre sobre o tema tratado naquele ano. Porém, como muitos podem pensar este não é um tempo de tristeza, de cantos tristes. Não! È um tempo de reflexão, sim, mas não precisa ser triste, desanimado. Nós procuramos mais momentos de interiorização e reflexão, mas o canto de entrada ainda é o chamado a louvar! Ele precisa trazer a alegria que temos em ser cristãos e ser esse convite feliz a essa nova vida que será anunciada na Santa Missa!
Portanto, amigos, na próxima missa nos lembremos de cantar esse canto com toda a alegria, lembrando que somos felizes por sermos de Jesus!

Abraço e até o próximo mês com o Ato Penitencial!!!"

Aline Cristine Pereira Ribeiro - Ministra de Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário